You are on page 1of 30

EXAMES COMPLEMENTARES

Prof. Danila Soares Tambalo 6. PERODO DE ENFERMAGEM FACCAMP DISCIPLINA URGENCIA E EMERGENCIA

GASOMETRIA
1. DEFINIO

A gasometria consiste na leitura do pH e das presses parciais de O2 e CO2 em uma amostra de sangue. A leitura obtida pela comparao desses parmetros na amostra com os padres internos do gasmetro.

GASOMETRIA
2. ESCOLHA DA AMOSTRA
Essa amostra pode ser de sangue arterial ou venoso, porm importante saber qual a natureza da amostra para uma interpretao correta dos resultados. Para avaliao da performance pulmonar, deve ser sempre obtido sangue arterial, pois esta amostra informar a respeito da hematose e permitir o clculo do contedo de oxignio que est sendo oferecido aos tecidos. No entanto, se o objetivo for avaliar apenas a parte metablica, isso pode ser feito atravs de uma gasometria venosa.

GASOMETRIA
3. Como realizado o exame:
O exame realizado por meio da coleta de uma amostra de sangue de uma artria ou veia. Utilizando uma agulha pequena, a amostra pode ser coletada da artria radial, da artria femoral ou da artria braquial.

GASOMETRIA
4. Como se preparar para o exame:
Se a pessoa que vai se submeter ao exame estiver recebendo oxignio, a concentrao deste deve permanecer constante durante 20 minutos antes da realizao do procedimento. Se o exame for realizado sem a administrao de oxignio, este deve ser desligado 20 minutos antes da coleta da amostra a fim de que se possa garantir resultados precisos para o exame.

GASOMETRIA

ARTERIA RADIAL

GASOMETRIA
PROVA DE ALLEN
OBJETIVO:
Verificar a permeabilidade do arco palmar e seu enchimento pela artria ulnar

MTODO:
Compresso das artrias radial e ulnar junto ao punho, orientando-se o paciente para abrir e fechar a mo cinco vezes, em mdia, observandose a mudana de sua colorao, para palidez.

GASOMETRIA
5. MATERIAL:
SERINGA HEPARINIZADA 3 A 5ml AGULHA HIPODRMICA DE PEQUENO CALIBRE(22 a 25G) ANTI-SPTICO LOCAL

GASOMETRIA
6. TCNICA:
Palpao e localizao do pulso radial junto ao punho e prximo ao processo estilide do radio. Antisepsia do local Introduzir o bisel voltado para cima, num ngulo de 60 a 90 em relao a artria radial , aprofundando a agulha at que haja fluxo fcil de sangue na seringa Compresso do local por 5 a 10minutos.

GASOMETRIA
7. O que se sente durante o exame:

Uma agulha ser introduzida na artria atravs da

pele. Pode haver uma ligeira cibra ou latejamento no local da puno.

GASOMETRIA
8. Quais so os riscos:
Os riscos da medio de gases sangneos esto relacionados puno arterial. Em geral, o risco bastante reduzido se o procedimento for realizado da forma correta. Pode haver sangramento ou hematoma no local da puno (ou sangramento posterior na rea). Pode ocorrer deteriorao da circulao no local da puno, mas isso raramente acontece.

GASOMETRIA

importante ressaltar que o valor de bicarbonato expresso na gasometria no medido diretamente e sim calculado atravs da equao de HendersonHasselbach, usando os valores de pH e presso parcial de gs carbnico (PaCO2) medidos.

MODELO TRADICIONAL
1909 Henderson 1915 Hasselbalch

pH = 6.1 + log [HCO3-] / 0,03 pCO2

GASOMETRIA
9. Interpretao
Primeiro deve-se analisar o pH.
Se pH menor que 7,35 = acidose Se pH maior que 7,45 = alcalose

Segundo analisar a causa primria do


distrbio

pH < 7,35 (acidose)


Se PaCO2 > 45 mmHg (acidose respiratria) Se HCO3 < 22 mEq /L (acidose metablica) pH > 7,45 (alcalose)

Se PaCO2 < 35 mmHg (alcalose respiratria)


Se HCO3 > 26 mEq /L (alcalose metablica)

GASOMETRIA

GASOMETRIA
Os distrbios metablicos so compensados, inicialmente, por alteraes na PaCO2 (compensao pulmonar) e, posteriormente, atravs de mudanas na excreo renal de cidos e na reabsoro de lcalis (compensao renal). Os distrbios respiratrios possuem mecanismos mais precrios de compensao que dependem, j de incio, de mecanismos renais de compensao.

GASOMETRIA
Diante de um distrbio cido-bsico sempre importante buscar o diagnstico etiolgico. Existem alguns dados clnicos e laboratoriais que podem auxiliar o diagnstico do distrbio cido-bsico
1. Histria e exame fsico; 2. Dados gasomtricos (pH, PaCO2 e HCO3-)

EXAMES COMPLEMENTARES

EXAMES COMPLEMENTARES
Sdio (Na) Hiponatremia: Na < 135mEq/L; Hipernatremia: Na > 145mEq/L.

EXAMES COMPLEMENTARES
SINAIS CLNICOS : HIPONATREMIA: Sistema nervoso central : cefalia, apatia, agitao, desorientao, coma. Sistema gastrointestinal: anorexia , nausea, vomito Sistama musculo esqueltico: cimbras, diminuio dos reflexos tendinosos. HIPERNATREMIA: fraqueza, irritabilidade, hemorragia subaracnide ou intracerebral, convulses e coma; Desidratao celular cerebral

EXAMES COMPLEMENTARES
Potssio (K): Principal on intra-celular (98%); Papel importante no equilbrio eltrico das membranas;

EXAMES COMPLEMENTARES
Hipercalemia (K > 5,5 mEq/L): SINAIS CLNICOS: arritmias: taquicardia ventricular, fibrilao ventricular, parada ventricular, bradicardia sinusal, parada sinusal.

EXAMES COMPLEMENTARES
Hipocalemia (K<3,5mEq/L): SINAIS CLNICOS: extra sstole ventricular, taquicardia atrial, taquicardia ventricular e fibrilao ventricular.

Exames Eletrolticos
Glicemia
Categoria Glicemia normal Intolerncia glicose Diabetes Mellitus Jejum* 70 a 99 > 100 a < 125 126 2 horas aps 75g de glicose < 140 > 126 a 200 200 200 (Com sintomas clssicos)*** casual

EXAMES COMPLEMENTARES
Indivduos com diagnstico de diabetes realizar glicemia capilar antes de administrar insulina devido a semelhana dos sintomas de hiper e hipoglicemia: cefalia, irritabilidade, tontura, fraqueza, sncope ou comprometimento de cognio. OBS: - GLICOSE > 300 mg dl = aumento de dbito urinrio = desitratao. - GLICOSE EM JEJUM < 40 mg dl (mulheres e crianas) e <50 mg dl (homens) = leso enceflica.

EXAMES COMPLEMENTARES
ENZIMAS CARDACAS: - TROPONINA T CARDACA protena liberada quando h leso de reas muito pequenas do miocrdio (1 a 3 horas aps a leso) e os nveis retornam ao normal em 5 a 7 dias. Aparece na angina em repouso. - Valores de referencia: Normal : negativo Troponina I: menor que 0,35 ng ml ou 0,35 ug L elevado pequenos infartos. Troponina T: menor que 0,2 ng ml ou 0,2 ug L elevado associado a IAM, angina instvel, insuficiencia renal cronica e traumatismo agudo muscular.

EXAMES COMPLEMENTARES
ENZIMAS CARDACAS: - CREATINA FOSFOQUINASE (CPK), CREATINA QUINASE (CK) , ISOENZIMAS CPK E CK. - CPK E CK = enzimas em maior concentrao em msculos cardaco e esqueltico. - CPK MB isoenzima se leso teve origem no corao aparece no soro dentro de 6 12 horas e permanece por 18 32 horas. - CK til no diagnstico diferencial (se leso no musculo esqueltico, SNC ou corao).

You might also like