You are on page 1of 20

A CONSPIRAO DO INIMIGOS CONTRA NEEMIAS

comum alguns pregadores fazerem comparaes entre a histria contada no livro de Neemias com a guerra espiritual que o crente trava contra o inimigo da igreja, durante sua caminhada crist. Vamos ento entrar no estudo sobre os inimigos que Neemias enfrentou, suas artimanhas, caractersticas e intenes. No decorrer da lio, voc ver que verdadeira a existncia dessa correlao, veremos fundamentos bblicos que apontam para esta comparao.

Neemias 1:11 - Ouve agora a minha orao e as oraes de todos os outros teus servos que tm prazer em te adorar. Faze com que eu tenha sucesso hoje e que o rei seja bondoso comigo. Nesse tempo eu estava encarregado de servir vinho ao rei. (NTLH)

Neemias 2:4-6 4 - O rei perguntou: O que que voc quer? Eu orei ao Deus do cu 5 - e depois disse ao rei: Se o senhor est contente comigo e quiser atender um pedido meu, deixe que eu v para a terra de Jud a fim de reconstruir a cidade onde os meus antepassados esto sepultados. 6 - A o rei, tendo a rainha sentada ao seu lado, concordou com o meu pedido. Ele perguntou quanto tempo eu ficaria fora e quando voltaria. E eu disse. (NTLH)

1.1 Os inimigos de Neemias aumentavam em quantidade e mais se enfureciam medida que a obra de reconstruo avanava. Neemias 2:10 O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, lhes desagradou extremamente que algum viesse a procurar o bem dos filhos de Israel.

O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, e Gesm, o rabe, zombaram de ns, e desprezaram-nos, e disseram: Que isto que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei?

E sucedeu que, ouvindo Sambalate e Tobias, e os rabes, os amonitas, e os asdoditas, que tanto ia crescendo a reparao dos muros de Jerusalm, que j as roturas se comeavam a tapar, iraram-se sobremodo,

Surge o momento em que a oposio avana de tal forma que agora ganha elementos espirituais, deixa de vir apenas de fora e passa para dentro, os prprios falsos irmos de Neemias se juntam aos inimigos, negociando sua f e tentando intimidar, difamar e desacreditar Neemias.

E, entrando eu em casa de Semaas, filho de Delaas, o filho de Meetabel (que estava encerrado), disse ele: Vamos juntamente casa de Deus, ao meio do templo, e fechemos as portas do templo; porque viro matar-te; sim, de noite viro matar-te. Porm eu disse: Um homem como eu fugiria? E quem h, como eu, que entre no templo para que viva? De maneira nenhuma entrarei. E percebi que no era Deus quem o enviara; mas esta profecia falou contra mim, porquanto Tobias e Sambalate o subornaram.

Lembra-te, meu Deus, de Tobias e de Sambalate, conforme estas suas obras, e tambm da profetisa Noadias, e dos demais profetas que procuravam atemorizar-me.

Alm disso, naqueles dias os nobres de Jud enviaram muitas cartas a Tobias, e as cartas de Tobias vinham para eles. Pois muitos em Jud estavam ligados a ele por juramento, por ser ele genro de Secanias, filho de Ar, e por haver seu filho Joan casado com a filha de Mesulo, filho de Berequias. Tambm as boas aes dele contavam perante mim, e as minhas palavras transmitiam a ele. Tobias, pois, escrevia cartas para me atemorizar.

No livro de Neemias, no h nenhuma meno explicita a satans, ento baseado em que afirmamos que a luta dele foi espiritual? * As caractersticas presentes nas aes do diabo, as quais aprendemos a identificar atravs da palavra de Deus estavam presentes nas atitudes dos opositores de Neemias. O nosso inimigo no tem o interesse de ficar se mostrando, ele gosta de usar sua arma mais eficaz, a manipulao da alma do homem.

Satans encheu os opositores de sentimentos capazes de gerar atos de: Ira Violncia Zombaria Calnia Desejos homicidas Suborno Falsas profecias.

Neemias, capitulo 6; Convidam Neemias para congregar-se com eles


versculo 2

So insistentes versculos 4 e 5 Inventam mentiras e calnias versculo 6 Usam o suborno versculo 12 Fazem aliana com pessoas prximas a Neemias para us-las contra ele versculo 18

Neemias 13: 4-10, traz um relato extremamente lamentvel, Neemias teve que se ausentar de Jerusalm por algum tempo, e foi ter com o rei. Pessoas detentoras de responsabilidades, que deveriam ser zelosas com a obra de Deus, mas que faziam as coisas olhando para o homem e no para Deus,causam uma situao lamentvel ao permitirem que o inimigo da obra de Deus venha morar dentro do templo, trazendo prejuzos ao culto que era ministrado ao Senhor Deus.

Enquanto a oposio vinha apenas de fora, era pesada a luta , porm era compreensvel, pois quem no est debaixo da proteo de Deus, fica a merc do diabo. O homem sem Deus apresenta caractersticas da sua natureza pecaminosa e o que impera na sua vida so as obras da carne, o inimigo sabe muito bem trabalhar os sentimentos dos homens e coloca neles um alto grau de auto-promoo, sentimento de superioridade, egosmo e etc... .

A partir do momento que o homem aceita e confessa com a sua boca que Jesus o senhor e salvador da sua vida, ocorre a ressurreio do seu esprito, o que no homem sem Deus est mortificado, conforme (Colossenses 2:13). No crente o esprito de Deus deve dominar e sujeitar a alma e a natureza humana vontade de Deus, quando isso no ocorre, e a natureza humana fortalecida, o diabo consegue levar o crente a ser influenciado.

1 - No deis lugar ao diabo. Efsios 4:27


2 - Sobretudo o que se deve guardar, guarda o teu corao, porque dele procedem as fontes da vida. Provrbios 4:23 3 - Vigiai e orai, para que no entreis em tentao; na verdade, o esprito est pronto, mas a carne fraca. Mateus 26:41 4 - Sede sbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversrio, anda em derredor, bramando como leo, buscando a quem possa tragar; 1 Pedro 5:8

As armas com as quais lutamos no so humanas; pelo contrrio, so poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destrumos argumentos e toda pretenso que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torn-lo obediente a Cristo.

You might also like