You are on page 1of 36

POLMEROS

CONCEITO
y Macromolculas formadas a partir de molculas

menores - os monmeros; y O processo de transformao desses monmeros, formando o polmero, chamado polimerizao.

CONCEITO
y Na fabricao de um polmero, a substncia inicial

constitui o monmero, e sua repetio 2, 3, ..., n vezes d origem ao dmero, trmero, ..., polmero. y Teoricamente a reao de polimerizao pode prosseguir infinitamente, dando origem a uma molcula de massa molecular infinita.

CONCEITO
y A ligao entre os monmeros feita atravs de pontos

reativos, isto , tomos ou grupos de tomos do monmero, capazes de efetuar uma nova ligao qumica, seja pelo rompimento de insaturaes ou pela eliminao de molculas simples (H2O, NH3 etc). Se existirem trs ou mais pontos reativos no monmero, o polmero ser tridimensional.

CONCEITO

CONCEITO
y Existe no mercado uma grande quantidade de tipos de

polmeros, derivados de diferentes compostos qumicos. Cada polmero mais indicado para uma ou mais aplicaes dependendo de suas propriedades fsicas, mecnicas, eltricas, ticas etc. y Os tipos de polmeros mais consumidos atualmente so os polietilenos, polipropilenos, poliestirenos, poliesters e poliuretanos. Outras classes de polmeros, como os poliacrilatos, policarbonatos e fluorpolmeros tem tido uso crescente.

Classificao
y Ocorrncia y Naturais - So polmeros que j existem normalmente na natureza. Dentre os mais importantes esto os carboidratos (celulose, amido, glicognio etc), as protenas (existente em todos os seres vivos) e os cidos nuclicos (existentes no ncleo das clulas vivas e responsveis pelas caractersticas genticas dos seres vivos).
celulose

Classificao
y Ocorrncia y Sintticos - So polmeros fabricados pelo homem, a partir de molculas simples. Dentre eles esto o nylon, o polietileno, o PVC etc. No setor de fibras txteis, alm de falarmos em fibras naturais e artificiais, falamos tambm em fibras artificiais ou modificadas, como, por exemplo, o rayon.

Classificao
y Natureza da cadeia y Polmero de cadeia homognea - Quando o esqueleto da cadeia formada apenas por tomos de carbono. y Polmero de cadeia heterognea - Quando no esqueleto da cadeia existem tomos diferentes de carbono (heterotomos).

Classificao
y Estrutura final do polmero y Polmero linear - Quando a macromolcula um encadeamento linear de tomos. Ex: polietileno: ...(-CH2-CH2-CH2-CH2-CH2-CH2-CH2-CH2-)...
y Os polmeros lineares do origem a materiais termoplsticos,

isto , plsticos que podem ser amolecidos pelo calor quantas vezes quisermos e, ao resfriarem, voltam a apresentar as mesmas propriedades iniciais.

Classificao
y Estrutura final do polmero y Polmero tridimensional - Quando a macromolcula se desenvolve em todas as direes, isto , h ligaes entre cadeias adjacentes, atravs de tomos localizados ao longo da cadeia. Esses polmeros do origem a materiais termofixos ou materiais termoendurecentes.

Reaes de polimerizao
y Polmeros de adio y Polmeros vinlicos - Quando o monmero inicial tem o esqueleto C=C, que lembra o radical vinila.
y Polietileno: obtido a partir do etileno (eteno). Possui alta

resistncia umidade e ao ataque qumico, mas tem baixa resistncia mecnica. Empregado na fabricao de folhas (toalhas, cortinas, envlucros, embalagens etc), recipientes (sacos, garrafas, baldes etc), canos plsticos, brinquedos infantis, no isolamento de fios eltricos etc.

Reaes de polimerizao
y Polmeros vinlicos y Polipropileno: obtido a partir do propileno (propeno), sendo mais duro e resistente ao calor, quando comparado com o polietileno. muito usado na fabricao de artigos moldados e fibras.

Reaes de polimerizao
y Polmeros vinlicos y Poliisobuteno: obtido a partir do isobuteno (isobutileno). Constitui um tipo de borracha sinttica denominada borracha butlica, muito usada na fabricao de "cmaras de ar" para pneus.

Reaes de polimerizao
y Polmeros vinlicos y Poliestireno: obtido a partir do estireno (vinil-benzeno). Esse polmero tambm se presta muito bem fabricao de artigos moldados como pratos, copos, xcaras etc. bastante transparente, bom isolante eltrico e resistente a ataques qumicos, embora amolea pela ao de hidrocarbonetos. Com a injeo de gases no sistema, a quente, durante a produo do polmero, ele se expande e d origem ao isopor.

Reaes de polimerizao
y Polmeros vinlicos y Cloreto de Polivinila (PVC): obtido a partir do cloreto de vinila. O PVC duro e tem boa resistncia trmica e eltrica. Com ele so fabricadas caixas, telhas etc. Com plastificantes, o PVC torna-se mais mole, prestando-se ento para a fabricao de tubos flexveis, luvas, sapatos, "couro-plstico" (usado no revestimento de estofados, automveis etc), fitas de vedao etc.

Reaes de polimerizao
y Polmeros vinlicos y Acetato de Polivinila (PVA): obtido a partir do acetato de vinila. muito usado na produo de tintas base de gua (tintas vinlicas), de adesivos e de gomas de mascar.

Reaes de polimerizao
y Polmeros vinlicos y Politetrafluoretileno ou Teflon: obtido a partir do tetrafluoretileno. o plstico que melhor resiste ao calor e corroso por agentes qumicos; por isso, apesar de ser caro, ele muito utilizado em encanamentos, vlvulas, registros, panelas domsticas, prteses, isolamentos eltricos, antenas parablicas, revestimentos para equipamentos qumicos etc.

Reaes de polimerizao
y Polmeros acrlicos - Quando o monmero inicial tem o

esqueleto do cido acrlico: H2C=C(CH3)-COOCH3.

y Polimetacrilato: obtido a partir do metacrilato de metila (metil-

acrilato de metila). Este plstico muito resistente e possui timas qualidades ticas, e por isso muito usado como "vidro plstico", conhecido como plexiglas ou lucite. muito empregado na fabricao de lentes para culos infantis, frente s telas dos televisores, em parabrisas de avies, nos "vidros-bolhas" de automveis etc.

Reaes de polimerizao
y Polmeros acrlicos y Poliacrilonitrila: obtido a partir da nitrila do cido acrlico (acrilonitrila). usado essencialmente como fibra txtil - sua fiao com algodo, l ou seda produz vrios tecidos conhecidos comercialmente como orlon, acrilan e dralon, respectivamente, muito empregados especialmente para roupas de inverno.

Reaes de polimerizao
y Polmeros dinicos - Quando o monmero inicial tem o

esqueleto de um dieno conjugado, C=C-C=C.


y Polibutadieno ou Buna: obtido a partir do 1,3-butadieno

(eritreno), por adies 1,4. Este polmero constitui uma borracha sinttica no totalmente satisfatria, e por esse motivo o 1,3butadieno costuma ser copolimerizado com outras substncias.

Reaes de polimerizao
y Polmeros dinicos y Poliisopreno: obtido a partir do metil-butadieno-1,3 (isopreno). Este polmero possui a mesma frmula da borracha natural (ltex) e muito empregado na fabricao de carcaas de pneus.

Reaes de polimerizao
y Polmeros dinicos y Policloropreno ou Neopreno: obtido a partir do 2-clorobutadieno-1,3 (cloropreno). O neopreno uma borracha sinttica de tima qualidade: resiste muito bem a tenses mecnicas, aos agentes atmosfricos e aos solventes orgnicos. tambm empregado na fabricao de juntas, tubos flexveis e no revestimento de materiais eltricos.

Reaes de polimerizao
y Copolmeros: formados a partir de dois ou mais monmeros

diferentes.
y Saran: obtido a partir do cloroetano (cloreto de vinila) e do 1,1-

dicloroeteno. um polmero muito resistente aos agentes atmosfricos e aos solventes orgnicos, sendo empregado na fabricao de tubos plsticos para estofados de automveis, folhas para envlucros de alimentos etc.

Reaes de polimerizao
y Copolmeros y Buna-S, Borracha GRS ou Borracha SBR: obtido a partir do estireno e do 1,3-butadieno, tendo o sdio metlico como catalisador. Essa borracha muito resistente ao atrito, e por isso muito usada nas "bandas de rodagem" dos pneus.

Reaes de polimerizao
y Copolmeros y Buna-N ou Perbunam: obtido a partir da acrilonitrila e do 1,3butadieno. uma borracha muito resistente aos leos minerais, e por isso muito empregada na fabricao de tubos para conduzir leos lubrificantes em mquinas, automveis etc.

Reaes de polimerizao
y Copolmeros y Poliuretana: obtido a partir do diisocianato de parafenileno e do etilenoglicol (1,2-etanodiol). Possui rersistncia abraso e ao calor, sendo utilizado em isolamentos revestimento interno de roupas, aglutinantes de combustvel de foguetes e em pranchas de surfe. Quando expandido a quente por meio de injeo de gases, forma uma espuma cuja dureza pode ser controlada conforme o uso que se quiser dar a ela.

Reaes de polimerizao
y Polmeros de condensao: formados a partir de monmeros

iguais ou diferentes, havendo eliminao de molculas simples (H2O, NH3 etc).


y Polifenol ou Baquelite: obtido pela condensao do fenol com o

formaldedo (metanal). Usado na fabricao de tintas, vernizes e colas para madeira.

Reaes de polimerizao
y Polmeros de condensao y Polmero uria-formaldedo: um polmero tridimensional obtido a partir da uria e do formaldedo. Quando puro transparente, e foi por isso usado como o primeiro tipo de vidro plstico. No entanto, ele acaba se tornando opaco e rachando com o tempo. Este defeito pode ser evitado pela adio de celulose, mas ele perde sua transparncia, sendo ento utilizado na fabricao de objetos translcidos. Esse polmero tambm usado em vernizes e resinas, na impregnao de papis. As resinas fenol-formaldedo e uriaformaldedo so usadas na fabricao da frmica.

Reaes de polimerizao

Reaes de polimerizao
y Polmeros de condensao y Polmero melamina-fomaldedo ou Melmae: de estrutura semelhante anterior, porm, trocando-se a uria pela melamina. Foi muito utilizada na fabricao dos discos musicais antigos.

Reaes de polimerizao
y Polmeros de condensao y Polisteres: Resultam da condensao de policidos (ou tambm seus anidridos e steres) com polilcoois. Um dos polisteres mais simples e mais importantes obtido pela reao do ster metlico do cido tereftlico com etileno-glicol. usado como fibra txtil e recebe os nomes de terilene ou dacron. Em mistura com outras fibras (algodo, l, seda etc) constitui o tergal.

Reaes de polimerizao
y Polmeros de condensao y Outro polister importante o gliptal, obtido pela reao entre o anidrido ftlico e a glicerina e muito usado na fabricao de tintas secativas ou no. os polisteres tambm so utilizados na fabricao de linhas de pesca, massas para reparos, laminados, filmes etc.

Reaes de polimerizao
y Polmeros de condensao y Poliamidas ou Nylons: Estes polmeros so obtidos pela polimerizao de diaminas com cidos dicarboxlicos. Os nylons so plsticos duros e tm grande resistncia mecnica. Se prestam fabricao de cordas, tecidos, garrafas, linhas de pesca etc.

You might also like