You are on page 1of 13

Teologia e Cultura

Introduo e Apresentao do Curso

1 Semestre de 2012

Teologia e Cultura
1.

Objetivo Geral

1.1. Demonstrar a atualidade do religioso e ajudar a compreend-lo estruturalmente. 1.2. Proporcionar uma reflexo crtica sobre a eco-cidadania e a tica, especialmente profissional, luz de elementos da tradio espiritual crist e tambm da tradio espiritual de outras religies no-crists.

Teologia e Cultura
2. Objetivos Especficos
2.1. Demonstrar a importncia dos fenmenos religiosos para a compreenso de alguns dos grandes (e graves) problemas locais, regionais, nacionais e internacionais da atualidade. 2.2. Contribuir para a compreenso aprofundada desses fenmenos. 2.3. Refletir, numa perspectiva ecumnica, sobre elementos essenciais da espiritualidade e da teologia crists (e tambm da espiritualidade e da teologia de outras religies no-crists), tanto para a reflexo sobre a espiritualidade e a eco-cidadania como para a reflexo sobre temas predominantemente ticos ligados s reas do saber e do fazer.

Teologia e Cultura
3. O que queremos com esta disciplina
3.1. Tomar como objeto de estudo a f em sua dimenso de fenmeno cultural, social e religioso. 3.2. Usar como mtodo de estudo uma anlise da vida cotidiana em sua complexidade. 3.3. Promover a atitude crtica do alunado, em todas as dimenses do seu potencial humano, desafiando alunos e alunas a serem sujeitos ativos na promoo de transformaes histricas para humanizar a sociedade brasileira.

Teologia e Cultura
3.4. Analisar alguns fatores, presentes na realidade social, que afetam o cotidiano da vida humana. 3.5. Contribuir para que o/a futuro/a profissional tenha uma viso crtica da realidade. 3.6. Estabelecer uma reflexo em torno de valores ticos que possibilitem a construo do conhecimento e da cidadania.

Teologia e Cultura
O que religio?
E talvez seja esta a marca de todas as religies, por mais longnqas que estejam umas das outras: o esforo para pensar a realidade toda a partir da exigncia de que a vida faa sentido... A religio est mais prxima de nossa experincia pessoal do que desejamos admitir. O estudo da religio, portanto, longe de ser uma janela que se abre apenas para panoramas externos, como um espelho em que nos vemos. Aqui a cincia da religio tambm cincia de ns mesmos: sapincia, conhecimento saboroso.

Rubem Alves

Teologia e Cultura
O sofrimento religioso , ao mesmo tempo, expresso de um sofrimento real e um protesto contra um sofrimento real. Suspiro da criatura oprimida, corao de um mundo sem corao, esprito de uma situao sem esprito: a religio o pio do povo.

Karl Marx

A conscincia de Deus autoconscincia; o conhecimento de Deus autoconhecimento. A religio o solene desvelar dos tesouros ocultos do homem, a revelao dos seus pensamentos mais ntimos, a confisso aberta dos seus segredos de amor.

Ludwig Feuerbach

Teologia e Cultura
Diz-se que a cincia, em princpio, nega a religio. Mas a religio existe. Constitui-se num sistema de fatos dados. Em suma: ela uma realidade. Como poderia a cincia negar tal realidade? No existe religio alguma que seja falsa. Todas elas respondem, de formas diferentes, a condies dadas da existncia humana. A religio uma instituio, e nenhuma instituio pode ser edificada sobre o erro ou sobre uma mentira. Se ela no estivesse alicerada na prpria natureza das coisas, teria encontrado, nos fatos, uma resistncia sobre a qual no poderia ter triunfado. Nosso estudo descansa inteiramente sobre o postulado de que o sentimento unnime dos crentes de todos os tempos, [seja qual for a religio que professam], no pode ser puramente ilusrio. Admitimos que essas crenas religiosas descansam sobre uma experincia especfica cujo valor demonstrativo , sob um determinado ngulo, em nada inferior ao das experincias cientficas, muito embora sejam diferentes.

mile Durkheim

Teologia e Cultura
O interesse central da religio parece referir-se a algo relativamente vago e intangvel, cuja realidade emprica est longe de ser clara. Refere-se ao alm, relao do homem com esse alm e sua atitude diante deste, e ao que os homens consideram as conseqncias prticas do alm para a vida humana. Refere-se a algo que para usar a expresso do socilogo italiano Vilfredo Pareto transcende a experincia .

Thomas F. ODea

Teologia e Cultura
4. Procedimentos Metodolgicos e Estratgias Seminrios Aulas expositivas Trabalhos em grupo Pesquisas Vdeos e DVDs

5. Avaliao Trabalho em aula com superviso do professor Participao em sala de aula Avaliao em sala de aula

Teologia e Cultura
6. Bibliografia Bsica ALVES, Rubem. O que religio? Edies Loyola, So Paulo, 1999. DEA, Thomas. Sociologia da religio. Livraria Pioneira Editora, So Paulo, 1969.

Teologia e Cultura
7. Bibliografia complementar BATAILLE, Georges. Teoria da Religio. tica, 1993. BRUGNARA, Roque. Pessoa Humana e Religio. FTD, 1995. ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. Martins Fontes, So Paulo, 1996. MORAES FILHO, Mello. Festas e tradies populares do Brasil. Itatiaia, Belo Horizonte, 1979. OTTO, Rudolf. O Sagrado. Imprensa Metodista e Programa Ecumnico de Ps-Graduao em Cincias da Religio da UMESP, So Bernardo do Campo, 1985.

Teologia e Cultura
PAULME, Denise. As civilizaes africanas. Saber, Lisboa, 1977. _______ Sociologia da Religio. Paulus, 1990. SAAVEDRA, Daniel Ortega. Democracia e Religio. FTD, s/d. SANTOS, Jos Luiz. O que cultura. Brasiliense, So Paulo, 1983. SUNG, Jung Mo. Desejo, mercado e religio. Vozes, 1998.

You might also like