You are on page 1of 16

Arcadismo em Portugal

O ARCADISMO, OU SETECENTISMO (ANOS 1700) OU NEOCLASSICISMO O PERODO QUE CARACTERIZA PRINCIPALMENTE A SEGUNDA METADE DO SCULO XVIII,PORQUE O ESPRITO REFORMISTA ENVOLVE ESTE SCULO NUMA VALORIZAO ANTROPOCNTRICA, DE UM SABER RACIONAL QUE REFLETE O DESENVOLVIMENTO TECNOLGICO, INDUSTRIAL, SOCIAL E CIENTFICO. VIVE-SE, AGORA, O SCULO DAS LUZES, O ILUMINISMO BURGUS QUE PREPARA O CAMINHO PARA A REVOLUO FRANCESA.

O Arcadismo tem esprito nitidamente reformista,

pretendendo reformular o ensino, os hbitos, as atitudes sociais, uma vez que a manifestao artstica de um novo tempo e de uma nova ideologia. No sculo XVIII a influncia sobre Portugal vem da Frana devido a emancipao poltica da burguesia. Essa mesma burguesia responsvel pelo desenvolvimento do comrcio e da indstria e j assistia a algumas vitrias na Inglaterra e Estados Unidos. Na Frana, a partir de 1750, os filsofos atacam o poder real e clerical e denunciam a corrupo dos costumes com grande violncia.

O momento potico nasce de um encontro, com a

natureza e os afetos comuns do homem, refletidos atravs da tradio clssica e de formas bem definidas, julgadas dignas de imitao ( Arcadismo); e o momento potico ideolgico, que se impe no meio do sculo, e traduz a crtica da burguesia culta aos abusos da nobreza e do clero.

Para os portugueses, o sculo XVIII iniciou-se com um

processo de modernizao, atravs dos planos econmico, poltico, administrativo, educacional e cultural. A produo literria foi ampla e variada, incentivada principalmente pelas academias literrias rcades. A principal expresso literria desse perodo, Manuel Maria du Bocage, foi um dos maiores poetas portugueses de todos os tempos, Nas primeiras dcadas desse sculo, chegaram a Portugal as idias iluministas, que entusiasmaram intelectuais, artistas e at mesmo o rei D. Joo V e seu sucessor D.Jos I, que desejavam modernizar o pas.

Esse projeto deveria, ainda, satisfazer os interesses da

burguesia mercantil e colonial, equiparando Portugal novamente s grandes naes europias. Com amplos poderes, e, na condio de ministro, o Marqus, foi indicado a liderar essas idias.

Com formao estrangeira, o Pe. Luis Antnio Verney,

mudou significativamente o cenrio cientfico e artstico portugus, usando projeto de reforma pedaggica. Suas idias expostas na obra :Verdadeiro mtodo de estudar (1764), em que o escritor, atacava a orientao que os jesutas davam ao pas. Criticava a arte barroca e seus adeptos, como o Pe. Vieira.Nem mesmo Cames escapou das crticas, que viam nas antteses camonianas, traos da esttica barroca.

Essas crticas originaram um amplo debate sobre a

necessidade de renovar a cultura portuguesa. Como decorrncia desse perodo de agitao cultural, foi fundada a Arcdia Lusitana, em 1756, considerada o marco introdutrio do Arcadismo em Portugal.

Caractersticas do perodo
- Ausncia de subjetividade. O autor no expressa o

seu prprio eu, adota uma forma pastoril

fugere urbem ( fuga da cidade): influenciados

pelo poeta latino Horcio, os rcades defendiam o bucolismo como ideal de vida, isto , uma vida simples e natural, junto ao campo, distante dos centros urbanos. Tal princpio era reforado pelo pensamento do filsofo francs Jean Jacques Rousseau, segundo o qual a civilizao corrompe os costumes do homem, que nasce naturalmente bom.

aurea mediocritas ( vida medocre materialmente

mais rica em realizaes espirituais): A idealizao de uma vida pobre e feliz no campo, em oposio vida luxuosa e triste na cidade. Nestes versos de Toms Antnio Gonzaga, por exemplo, so exaltados o trabalho manual e o sentimento, em oposio ao artificialismo e s facilidades da vida urbana: Se no tivermos ls e peles finas, Podem mui bem cobrir as carnes nossas As peles dos cordeiros mal curtidas, E os panos feitos com as ls mais grossas. Mas ao menos ser o teu vestido Por mos de amor, por minhas mos cosido.

Idias iluministas: como expresso artstica da

burguesia, o Arcadismo direciona certos ideais polticos e ideolgicos dessa classe, no caso, ideais do Iluminismo. Os iluministas foram pensadores que defenderam o uso da razo, em contraposio f crist, e combateram o Absolutismo. Carpe diem: o desejo de aproveitar o dia e a vida enquanto possvel, esta idia retomada pelos rcades e faz parte do convite amoroso.

Convencionalismo amoroso: na poesia rcade, as

situaes so artificiais; no o prprio poeta quem fala de si e de seus reais sentimentos. No plano amoroso, por exemplo, quase sempre um pastor que confessa o seu amor por uma pastora e a convida para aproveitar a vida junto natureza. Porm, ao se lerem vrios poemas, de poetas rcades diferentes, tem-se a impresso de que se trata sempre de um mesmo homem, de uma mesma mulher e de um mesmo tipo de amor. No h variaes emocionais. Isso ocorre devido ao convencionalismo amoroso, que impede a livre expresso dos sentimentos. O que mais importava ao poeta rcade era seguir a conveno, fazer poemas de amor como faziam os poetas clssicos, e no expressar os sentimentos. A mulher vista como um ser superior, inalcanvel e imaterial.

As academias literrias
As academias literrias eram agremiaes que tinham por

objetivo promover o debate permanente sobre a criao artstica, avaliar criticamente a produo de seus filiados e facilitar a publicao de suas obras.

Portugal contou com duas importantes academias rcades: a

Arcdia Lusitana, que efetivamente deu incio ao movimento rcade em Portugal, e a Nova Arcdia (1790), que contou com o maior poeta portugus do sculo XVIII: Manuel Maria Barbosa du Bocage. O gnero literrio predominante durante o Arcadismo portugus foi a poesia Durante o sculo XVIII, dos escritores portugueses que mais se destacaram , um merece ateno especial:

Magro, de olhos azuis, caro moreno


Magro, de olhos azuis, caro moreno, Bem servido de ps, meo na altura, Triste de facha, o mesmo de figura, Nariz alto no meio, e no pequeno; Incapaz de assistir num s terreno, Mais propenso ao furor do que ternura, Bebendo em nveas, por taa escura, De zelos infernais letal veneno;

Devoto incensador de mil deidades (Digo, de moas mil) num s momento, E somente no altar amando os frades;

Eis Bocage em quem luz algum talento; Saram dele mesmo estas verdades, Num dia em que se achou mais pachorrento

Soneto exemplarmente arcdico


J se afastou de ns o Inverno agreste envolto nos seus hmidos vapores; a frtil Primavera, a me das flores O prado ameno de boninas veste: Varrendo os ares, o subtil nordeste Os torna azuis; as aves de mil cores Adejam entre Zfiros, e Amores, E toma o fresco Tejo a cor celeste: Vem, Marlia, vem lograr comigo Destes alegres campos a beleza. Destas copadas rvores o abrigo: Deixa louvar dar corte a v grandeza: Quanto me agrada mais estar contigo Notando as perfeies da Natureza!

Pavorosa Iluso da Eternidade - Epstola a Marlia


Pavorosa iluso de Eternidade, Terror dos vivos, crcere dos mortos; D'almas vs sonho vo, chamado inferno; Sistema de poltica opressora, Freio que a mo dos dspotas, dos bonzos Forjou para a boal credulidade; Dogma funesto, que o remorso arraigas Nos ternos coraes, e a paz lhe arrancas: Dogma funesto, detestvel crena, Que envenena delcias inocentes! Tais como aquelas que o cu fingem: Frias, Cerastes, Dragos, Centimanos, Perptua escurido, perptua chama, Incompatveis produes do engano, Do sempiterno horror horrvel quadro, (S terrvel aos olhos da ignorncia) No, no me assombram tuas negras cores, Dos homens o pincel, e a mo conheo: Trema de ouvir sacrlego ameao Quem d'um Deus quando quer faz um tirano:

Trema a superstio; lgrimas, preces, Votos, suspiros arquejando espalhe, Coza as faces co'a terra, os peitos fira, Vergonhosa piedade, intil vnia Espere s plantas de impostor sagrado, Que ora os infernos abre, ora os ferrolha: Que s leis, que s propenses da natureza Eternas, imutveis, necessria, Chama espantosos, voluntrios crimes; Que as vidas paixes que em si fomenta, Aborrece no mais, nos mais fulmina: Que molesto jejum roaz cilico Com desptica voz carne arbitra, E, nos ares lanando a ftil bno, Vai do gr tribunal desenfadar-se Em srdido prazer, venais delcias, Escndalo de Amor, que d, no vende.

You might also like