You are on page 1of 12

Origem/Fundador: Fundada por Margreth e Kate Fox em 31/03/1848 em Hudescille, Nova York, EUA Revelaode Hippolyte Rivalli - 1856

Definio: Filosofia cientfica de conseqncias morais Sesso Esprita no Brasil 1865, realizada por Luiz Olimpio Teles de Menezes

Censo 2000 2,3 Milhes no Brasil Mundo 10 Milhes Chico Xavier 605 espritos Psicografia

Tipos de Espiritismo

Comun (Quiromancia, Cartomancia, Grafologia, Hidromancia e Astrologia) Baixo Espiritismo (Vodu, Umbanda, Quimbanda e Macumba) Cientfico (Ecletismo, Esoterismo, LBV, Teosofismo e Rosa-cruciansmo) Kardecista (Baseado nas obras de Allan Kardec).

Kardecismo
O Espiritismo uma doutrina religiosa baseada na crena na

existncia do esprito (alma) independente do corpo e em seu retorno Terra em sucessivas encarnaes, at atingir a perfeio.

Doutrina de cunho filosfico-religioso voltada para o

aperfeioamento moral do homem.

No usam a bblia como base, mas a doutrina dos espritos e

Evangelho Segundo o Espiritismo.

Deus: Supremo Criador do Universo, a suprema inteligncia e a causa de todas as coisas.

Jesus: o esprito do mais alto nvel, o mais desenvolvido e exemplo de perfeio moral, por isso, ele grande Mestre. Ele no Deus; um dos filhos de Deus; o mestre desse planeta; chegou a um estado de perfeio, conhecimento e pureza atravs de muitas reencarnaes. O Esprito Santo: "Por mais se deseje antepor argumentos negativos ou de cunho cepticista, a Mensagem Kerdequiana, sem qualquer sombra de dvida, o Consolador prometido por Jesus" (Enfoques Espritas, p. 15). Ainda: "Consolador inexaurvel, o Espiritismo a renascena do Cristianismo primitivo..." (idem, p.18).
O Ser humano: Para o Espiritismo o ser humano um esprito com um corpo emprestado. Esprito/alma: "Os espritos so individualizaes do princpio inteligente; atravs de mltiplas encarnaes atinge estgios mais elevados de inteligncia e amor". (Palestra de um Mdium esprita).

Reencarnao: Segundo o Espiritismo " a volta do esprito* atravs de novo corpo de carne, ou seja, um outra encarnao. Atravs desse processo, de vidas sucessivas, o esprito vai se aperfeioando, desligando-se dos laos materiais que ainda o prendem, a caminho da perfeio (...) bvio que devemos passar por inmeras existncias corporais (...) O nmero dessas existncias vai depender de ns, do aproveitamento que tivermos nas nossas vidas sucessivas (...) depois da ltima encarnao, teremos alcanado a posio de esprito puro" (Mundo dos Espritos, p.92) (* Obs.: nos livros espritas a palavra "esprito" sempre aparece com letra maiscula) Os espritos seguem a lei do Carma: "Cada esprito responsvel pela sua prpria ao e para cada ao h uma reao". Como progredir? O espiritismo responde: "Fora da caridade no h salvao" (Kardec, citado por Franco in: Enfoques Espritas, p. 17). Portanto, o espiritismo considera o homem o nico responsvel por sua felicidade, progresso e salvao, j que tudo depende de seus atos. Comunicao com os espritos : Espritos desencarnados podem, segundo a doutrina kardecista, se comunicar com espritos encarnados, e afirmam que "s os espritos bons que se comunicam Diabo: Para o espiritismo o mal no existe; portanto, o diabo no passa de uma fico. A causa do mal so os espritos maus e ignorantes.

Deus

Espiritismo Doutrina ambgua, ora desta ora pantesta, ora crist. Deus est longe e s se manifesta atravs de mediadores, os guias.

Refutao: 1. Deus um ser pessoal, Gn. 1:3; 2. S h um intercessor entre Deus e o homem, 1Tm 2:5

Trindade Espiritismo A razo nos diz que Deus um ser nico, indivisvel; que o pai celeste um s para todos os filhos do universo. Jornal Esprita, 1953. Refutao: 1. Deus Trino ou Triuno, Gn. 1:26,27 (Elohim), Gn 11:7

Jesus

Espiritismo Divindade Negada, Jesus um homem que alcanou alto nvel espiritual. Veja o que o Espiritismo diz sobre Jesus: "Importa, pois, (que) se risquem os milagres do rol das provas sobre que se pretende fundar a divindade da pessoa de Cristo" (Obras Pstumas, p.126). E ainda: " Aps o suplcio de Jesus, seu corpo se conservou inerte e sem vida; foi sepultado como o so de ordinrio os corpos e todos puderam ver e tocar. Aps a sua ressurreio, quando quis deixar a Terra, no morreu de novo; seu corpo se elevou, desvaneceu e desapareceu, sem deixar qualquer vestgio, prova evidente de que aquele corpo era de natureza diversa da do que pereceu na cruz" (A Gnese, p. 353). O Espiritismo no s nega a humanidade de Jesus e sua ressurreio corporal, mas tambm a Sua divindade: "Segundo definio dada por um esprito ele (Jesus) era um mdium de Deus". ( A Gnese, p. 311)

Refutao: Jesus Deus, Jo 1:1-3,18;.

Esprito Santo

Espiritismo Allan Kardec afirma ser o espiritismo a terceira revelao de Deus a personificao do Esprito Santo, cumprimento da promessa de envio do consolador.

Refutao: O Esprito Santo uma pessoa, no um sistema. Rm 8:27, I Co 2.10

Comunicao entre os mortos Espiritismo Um dos pilares do espiritismo. Pode ser espontnea ou atravs de mediadores.

Refutao: Prtica proibida pela bblia Dt 18:9-12 (Lei) , Hb 9.27 (Morte-Juzo) , Lc 16:19-26 (Rico e Lzaro), 2Co 11:14 (anjo de luz), I Sm 28:11-14

Salvao Espiritismo A salvao adquirida pelos prprios esforos.

Refutao: Ef 2:8-10, Tg 2:17-18.

You might also like