You are on page 1of 49

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CINCIAS RURAIS ENGENHARIA RURAL

CARTOGRAFIA Aula I
Os slides desta apresentao foram elaborados pelo Eng. Agr. M.Sc. Pedro Otvio Felipe e Eng. Agr. M.Sc. Junior Girotto, quando alunos do Programa de Ps Graduao em Geomtica, como atividade didtica

O QUE GEOMTICA?
Cincia que utiliza vrias tecnologias para:

Coletar Analisar Interpretar Distribuir Utilizar e Gerenciar informaes geogrficas

reas que compem a Geomtica:


CARTOGRAFIA SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL SENSORIAMENTO REMOTO MAPEAMENTO DIGITAL SITEMAS DE INFORMAES GEOGRFICAS BANCOS DE DADOS ESPACIAIS

CARTOGRAFIA Passado Arte: cartas e mapas feitos a mo, com desenhos artsticos, sem muita preciso analgica. Presente Cincia: Uso de tcnicas apuradas e tecnologia avanada, obtendo cada vez mais preciso nas informaes. Digital.

Cartografia: cincia ou arte?


Cincia

campo de atividade humana aplicao sistemtica de operaes aplicao de tcnicas e conhecimento de outras cincias

Arte

aspectos estticos disposio dos elementos clareza, harmonia e simplicidade

CARTOGRAFIA
Definio: o conjunto de operaes areas, terrestres, hidrogrficas e de gabinete que servem para a elaborao e reproduo de mapas. (Sociedade Brasileira de Cartografia).

Histrico da Cartografia
Produto cultural de cada povo
Viso ocidentalizada

Poder e saber

MAPAS ANTIGOS

MAPA DO MUNDO HOMRICO

Mapa do mundo desenhado a partir das descries de Homero (c. -750)

O MAPA-MNDI DE HECATEU DE MILETO

Reconstruo conjuntural do mapa-mndi que acompanhava, provavelmente, a obra de Hecateu de Mileto [cf. P. CARTLEDGE (ed.), History of Ancient Greece, Cambridge, Cambridge Univ. Press, p. 300, 1998]. Data: fim do sculo -VI

O PRIMEIRO "GLOBO TERRESTRE"

O primeiro "globo terrestre", na concepo de Crates de Malos (fl. sc. -II) [cf. A. AZEVEDO, O Mundo Antigo, So Paulo, DESA / Edusp, p. 129, 1965]. Data: sc. -II.

Babilnios na Mesopotmia mapa de GA-SUR (3.800 a 2.500 AC)

Mapa Ilhas Marshall

Nordeste da Austrlia Montado com tiras de palha e conchas pelos indgenas

MAPAS E RELIGIOSIDADE

Mapa Cristo do sculo XV.

Com a arca de No encalhada no monte Ararat

Mapas Chineses
Anterior as atividades desenvolvidas na Europa A China Antiga estruturava os mapas em zonas Finalidade: Cadastrais Demarcatrios de fronteiras Documentos burocrticos Plano de conservao de guas Estratgias militares Reconstruo geogrficas Continuidade cultura

Grcia
Apresenta mudanas na cartografia; Lanamento do primeiro mapa Mundi; Discusses sobre a forma da Terra; Definem as linhas da rede geogrfica: paralelos e meridianos; Primeira medida da circunferncia da Terra;

Ptolomeu, lana coleo literria sobre cincias da Terra e Astronomia.

Idade Mdia
Topografia Crist Antpodas lugar diametralmente oposto a outro no globo terrestre Esfericidade dos cus e da Terra O mundo de face para baixo Mapas Portulanos

ORBIS TERRARUM

Geraldo Mercator - 1569

MAPAS PORTULANOS - BRASIL

Portugal e as origens da Cartografia no Brasil

MAIAS E ASTECAS RABES FRANA

FORMAS DA TERRA

FORMA DA TERRA
Sculo IV A.C- terra considerada plana - sbios da Antigidade: forma do planeta retangular, circundada pelos mares. Sculo III A.C.- Eratstenes provou sua esfericidade calculando circunferncia da Terra a partir da latitudes ente Syene e Alexandria. Durante muitos sculos -Terra considerada esfrica s/ causar >s problemas p/ navegao (mtodos astronmicos p/ determinao de rotas). Hoje - forma esfrica til em trabalhos (de reas muito grandes) gdes. simplificaes clculos.

+ou-1700 Terra esfrica c/ certo achatamento nos plos difcil desenvolvimento matemtico.

Elipside de revoluo figura resultante da rotao de uma elipse em torno de um de seus eixos.
Geide coincide c/ a sup.pela qual o nvel mdio dos mares se prolongaria pelos continentes ajustando-se ao efeito combinado da fora gravitacional e a fora
centrfuga da rotao da terra.

ELIPSIDE DE REVOLUO

GEIDE

Forma

Ondulao Geoidal

DATUM
Superfcies de referncia geodsica que representam a base dos levantamentos horizontais e verticais, das quais so conhecidos os parmetros necessrios determinao altimtrica e planimtrica de vrtices destinados a levantamentos cartogrficos e projetos de engenharia.
Datum vertical: Imbituba Santa Catarina Datum horizontal: WGS-84, SAD-69 ou Chu Minas Gerais e Crrego Alegre MG.

Datum Vertical (Altitudes): 1)Porto Santana referenciar a rede altimtrica do Estado do Amap
2)Imbituba utilizada como origem para toda a rede altimtrica nacional Elipside adotado no Brasil: Sistema Geodsico Sul Americano SAD 69

Geide

SISTEMA DE COORDENADAS

COORDENADAS GEOGRFICAS
Origem do sistema: Linha do Equador e Meridiano de Greenwich

Coordenadas Geogrficas
Paralelos (Latitude): 0 a 90 ao Sul, e 0 a 90 ao Norte. Ex: -35 20 35 ou 35 20 35 a Sul(S)
Meridianos(Longitude): 0 a 180 a Leste, e 0 a 180 a Oeste. Ex: 70 27 36 ou 70 27 36 a Oeste(W) Origem do sistema: Linha do Equador e Meridiano de Greenwich.

Meridianos
Longitude: 0 a 180 a Leste, e 0 a 180 a Oeste. Ex: 70 27 36 ou 70 27 36 a Oeste(W)

Coordenadas geogrficas

Longitude

Paralelos
Latitude: 0 a 90 ao Sul, e 0 a 90 ao Norte. Ex: 35 20 35 ou 35 20 35 a Sul(S)

Equador

Latitude

Coordenadas UTM
Sistema mtrico; Divide o globo em 60 fusos de 6 cada, numerados de 1 a 60; Cada fuso possui um meridiano central; Simbologia:
N: Para coordenadas Norte - Sul E: Para coordenadas Leste Oeste

Projeo Transversa de Mercator

Circunferncia (360), uma diviso em sessenta fusos verticais e cada fuso tem 6 de largura em longitude

Fuso UTM

UTM = metros

E = leste-oeste
N = norte-sul
Para evitar coordenadas negativas,

atribudo o valor 500.000m ao meridiano central. Assim, para os 6 de amplitude do fuso, o eixo E varia de aproxidamente 160.000m at 840.000m para cada fuso. O eixo N, a referncia o equador e o valor atribudo depende de hemisfrio. Quando tratamos de regies no hemisfrio norte, o equador tem um valor de N igual a 0m. No hemisfrio sul, o equador tem um valor N igual a 10.000.000m.

FUSOS

MERIDIANO CENTRAL -57

LIMITES -60 -54 -54 -48 -48 -42

21

22

-51

23

-45

PROJEES CARTOGRFICAS
A Terra um geide, sendo assim, um globo a melhor representao ou modelo da superfcie.
Um mapa, por outro lado, representa com tanta preciso quanto possvel, a Terra tridimensional em uma superfcie bidimensional (plana).

O processo de transformar partes da Terra para que sejam representadas em uma superfcie plana mantendo as relaes espaciais chamado de Projeo Cartogrfica. Este processo obtido pelo uso de Geometria e, mais comumente, por meio de frmulas matemticas.

Superfcies bsicas para obteno das projees cartogrficas

Classificao das Projees


Projees cnicas

Projeo de L'Isles

Projeo de Alber

Projeo de Lambert

PROJEES CNICAS Resulta da projeo do globo terrestre sobre um cone, que posteriormente planificado. Esse tipo de projeo Apresenta paralelos circulares e meridianos radiais, isto , retas que se originam de um nico ponto; usando principalmente para a representao de pases ou regies de latitudes intermedirias, embora possa ser utilizado para outras latitudes.

Projeo Cilndrica
Projeo Ortogrfica

Projeo Equiretangular

PROJEO CILINDRICA

Resulta da projeo dos paralelos e meridianos sobre um cilindro envolvente, que posteriormente desenvolvido (planificado). Esse tipo de projeo apresenta: Paralelos retos e horizontais e os meridianos retos e verticais; Crescimento (deformao) exagerado das regies de elevadas latitudes; o mais usado para a representao total da terra (mapa-mndi).

Projees Azimutais (Planas ou polares)

Azimutal Perspectiva

Azimutal Equivalente

Projees Azimutais (Planas ou polares)


As projees azimutais (planas ou polares) so executadas a partir de um plano tangente sobre a esfera terrestre; o ponto de tangncia se torna o centro dessa representao cartogrfica. As reas prximas a esse ponto de tangncia apresentam pequenas deformaes; entretanto, as mais distantes so muito distorcidas, ou ento desaparecem porque elas abrangem apenas um hemisfrio quando centradas num dos plos.

FIM!!

You might also like