You are on page 1of 14

DIREITO PENAL INTRODUO

1. Conceito, fins e caracteres


Estado Democrtico de Direito => governo sub lege e per leges. Inglaterra (sc. XVII e XVIII) = >necessidade de uma codificao legal-penal. Funo => selecionar os comportamentos humanos mais perniciosos coletividade, descrevendo-os como infraes penais, e cominando-lhes sanes ou medidas de segurana.

1. Conceito, fins e caracteres


Definio: - V. Liszt => ligam ao crime, como fato, a pena como conseqncia; - Mezger => conjunto normativo regulatrio do poder punitivo estatal, ligando ao delito, como pressuposto, pena como conseqncia; - Asa => delito como pressuposto da ao estatal.

1. Conceito, fins e caracteres


Direito Penal e Cincia Penal Cincia penal => explicar a razo, a essncia e o alcance das normas jurdicas, de forma sistemtica, estabelecendo critrios objetivos para sua imposio, evitando o arbtrio e o casusmo.

1. Conceito, fins e caracteres


Fim: primordialmente jurdica (funo social); secundariamente, tica (funo metafsica). Anomia e o fenmeno criminal. A funo tico-social exercida pela preveno geral e pela celebrao de compromissos ticos entre Estado e indivduo. Ontologicamente, no difere o ilcito penal do ilcito civil.

1. Conceito, fins e caracteres


Carter fragmentrio: no elege um sistema exaustivo de proteo. Natureza: pode ser aferida no momento da apreciao da conduta (desvalor do resultado e da ao => funo de formao do juzo tico. Objeto: conduta humana.

1. Conceito, fins e caracteres


Heteronomia: non omne quod licet honestum est:. Critrios de seleo: busca da legisprudncia. A denominao. Perspectiva sociolgica: ubi societas ibi crimen. Variabilidade no tempo e no espao. O mesmo se d com a idia de pena.

1. Conceito, fins e caracteres


Caracteres: a) Valorativo: quanto mais grave o crime maior a pena. b) Finalista: proteo dos bens e interesses mais eficiente. c) Sancionador. d) Dogmtico: cincia normativa

1. Conceito, fins e caracteres


Mtodo tcnico-jurdico, dedutivo ou lgicoabstrato (etapas): a exegese (interpretao da lei); a dogmtica ( a cincia do direito); a crtica. Tal mtodo busca a aplicao racional do DP, visando duas questes primordiais: 1) Se o ato cometido delito; 2) Qual a pena correspondente.

1. Conceito, fins e caracteres


Posio enciclopdica: Direito Pblico interno. Direito penal objetivo. Direito Penal e Direito Processual Penal. Direito comum e direito especial. Direito Penal e sistema penal

1.2. Relaes com outras disciplinas


Filosofia do Direito; Teoria Geral do Direito; Sociologia Jurdica; Direito Constitucional, Administrativo, Processual Civil, Penal Internacional, Civil, Comercial, Penitencirio, Trabalho, Tributrio; Medicina Legal; Criminalstica; Psiquiatria Forense

1.3. Fontes
De produo, materiais ou substanciais: O Estado. De conhecimento, cognio ou formais: Fonte imediata: lei; Fonte mediata, indiretas ou primrias: costume, doutrina, equidade e os princpios gerais do direito, a jurisprudncia, a analogia e os tratados.

1.3. Fontes
A lei: preceito, e a sano. A lei penal imperativa, geral, impessoal e abstrata. Conforme o espao: gerais e locais; ordinrias ou excepcionais; incriminadoras, explicativas,; e permissivas; completas ou incompletas. Norma penal em branco: Homogneas ou Heterogneas.

1.3. Fontes
O costume A equidade Os princpios gerais do direito A analogia A doutrina A jurisprudncia Os tratados e convenes internacionais

You might also like