You are on page 1of 17

CUCA LITERATURA TEMA: Arcadismo Brasileiro Tema 13 JORGE HENRIQUE

ARCADISMO BRASILEIRO (1768-1836)


Marco Inicial: 1768 Publicao das Obras Poticas, de Claudio Manuel da Costa.
Contexto histrico-cultural: Brasil Sculo XVIII: Ciclo do Ouro em Minas Gerais; Deslocamento do eixo cultural, do nordeste para o sudeste do pas;

Inconfidncia Mineira.

Caractersticas:
1. Reflexos do Arcadismo europeu;

2. Incorporao do contexto particular brasileiro;


3. Incorporao do elemento indgena na literatura revela o incio da busca de uma identidade nacional.

I) Principais autores da Produo Lrica: 1. Toms Antnio Gonzaga: pseudnimo: Dirceu.

musa: Marlia.
obra: Liras de Marlia de Dirceu parte I: predomnio da conveno rcade e do desejo de revelar sua condio de pastor burgus. parte II: ruptura do equilbrio clssico (tom pr-romntico).

Eu, Marlia, no sou algum vaqueiro, que viva de guardar alheio gado, de tosco trato, de expresses grosseiro, dos frios gelos e dos sis queimado. Tenho prprio casal e nele assisto; d-me vinho, legume, fruta, azeite; das brancas ovelhinhas tiro o leite e mais as finas ls, de que me visto. Graas, Marlia bela, graas minha estrela!

Com os anos, Marlia, o gosto falta, e se entorpece o corpo j cansado: triste, o velho cordeiro est deitado, e o leve filho, sempre alegre, salta. A mesma formosura dote que s goza a mocidade: rugam-se as faces, o cabelo alveja, mal chega a longa idade. Que havemos de esperar Marlia bela? que vo passando os florescentes dias? As glrias que vm tarde, j vm frias, e pode, enfim, mudar-se a nossa estrela. Ah! no, minha Marlia, aproveite-se o tempo, antes que faa o estrago de roubar ao corpo as foras, e ao semblante a graa!

"A quanto chega A pena forte! Pesa-me a vida,

Desejo a morte,
A Jove acuso, Maldigo a sorte, Trato a Cupido Por um traidor. "Assim vivia... Hoje os suspiros O canto mudo; Assim, Marlia, Se acaba tudo."

Poesia satrica: Cartas Chilenas Manuscritos que circulavam poca da Inconfidncia; pseudnimo: Critilo; destinatrio: Doroteu Alvo: a m administrao do governador Luis da cunha Meneses (FANFARRO MINSIO). Brasil: Chile; Vila Rica: Santiago. Decasslabos brancos.

2. Claudio Manuel da Costa: pseudnimo: Glauceste Satrnio.

musa principal: Nise.


produo: Obras Poticas. sonetos que guardam influncia camoniana e traos barrocos; incorporao penhascos...). Poesia pica: Vila Rica. de elementos da natureza mineira (rochas, pedras,

J rompe, Nise, a matutina aurora O negro manto, com que a noite escura, Sufocando do Sol a face pura, Tinha escondido a chama brilhadora. Que alegre, que suave, que sonora, Aquela fontezinha aqui murmura! E nestes campos cheios de verdura Que avultado o prazer tanto melhora! S minha alma em fatal melancolia, Por te no poder ver, Nise adorada, No sabe inda, que coisa alegria;

E a suavidade do prazer trocada, Tanto mais aborrece a luz do dia, Quanto a sombra da noite lhe agrada.

Quem deixa o trato pastoril amado Pela ingrata, civil correspondncia, Ou desconhece o rosto da violncia, Ou do retiro a paz no tem provado. Que bem ver nos campos transladado No gnio do pastor, o da inocncia! E que mal no trato, e na aparncia Ver sempre o corteso dissimulado! Ali respira amor sinceridade; Aqui sempre a traio seu rosto encobre; Um s trata a mentira, outro a verdade.

Ali no h fortuna, que soobre; Aqui quanto se observa, variedade: Oh ventura do rico! Oh bem do pobre!

Principais autores da Produo pica:


Incorporao do indgena ideal e heri na literatura brasileira.

1. Baslio da Gama: poema pico: O Uraguai. Narra a luta dos ndios que viviam nas misses dos Sete Povos (Uruguai) e o exrcito luso-espanhol que deveria transferir essas terras aos portugueses em 1750; segue a diviso clssica em cinco partes; versos brancos e livres; episdio principal: morte da ndia Lindia.

O URAGUAI (Canto IV) (fragmento)


Este lugar delicioso, e triste, Cansada de viver, linha escolhido Para morrer a msera Lindia. L reclinada, como que dormia, Na branda relva, e nas mimosas flores, Tinha a face na mo, e a mo no tronco De um fnebre cipreste, que espalhava Melanclica sombra. Mais de perto Descobrem que se enrola no seu corpo Verde serpente, e lhe passeia, e cinge Pescoo, e braos, e lhe lambe o seio. Fogem de a ver assim sobressaltados, E param cheios de temor ao longe; E nem se atrevem a cham-la, e temem Que desperte assustada, e irrite o monstro, E fuja, e apresse no fugir a morte.

2. Frei Santa Rita Duro poema pico: Caramuru. Narra a histria do descobrimento da Bahia pelo portugus Diogo lvares Correia (caramuru), que naufragou em terras brasileiras e conviveu com os ndios

da regio,envolvendo-se amorosamente com Paraguau e Moema;


segue, rigorosamente, a estrutura camoniana; episdio principal: morte da ndia Moema.

CARAMURU (Canto VI, Estrofe XLII) Perde o lume dos olhos, pasma e treme, Plida a cor, o aspecto moribundo, Com mo j sem vigor, soltando o leme, Entre as salsas escumas desce ao fundo. Mas na onda do mar, que irado freme, Tornando a aparecer desde o profundo: "Ah Diogo cruel!" disse com mgoa, E, sem mais vista ser, sorveu-se n'gua.

(VUNESP) Os textos apresentados correspondem, respectivamente, a fragmentos marcantes dos poemas picos "O Uraguai" (1769), de Baslio da Gama, e "Caramuru" (1781), de Santa Rita Duro, poetas neoclssicos brasileiros. No primeiro, a ndia Lindia, infeliz com a morte do marido Cacambo, deixa-se picar por uma serpente, e falece. No segundo, enfoca-se a ndia Moema que, ao ver partir seu amado Diogo lvares, segue a embarcao a nado e se deixa morrer afogada. Releia os textos e, a seguir: a) aponte o componente nacionalista de ambos os poemas que prenuncia uma das linhas temticas mais caractersticas do Romantismo brasileiro; b) cite dois escritores romnticos brasileiros que se utilizaram dessa linha temtica.

(Unifesp) Leia os versos do poeta portugus Bocage. "Vem, oh Marlia, vem lograr comigo Destes alegres campos a beleza, Destas copadas rvores o abrigo. Deixa louvar da corte a v grandeza; Quanto me agrada mais estar contigo, Notando as perfeies da Natureza!" Nestes versos: a) O poeta encara o amor de forma negativa por causa da fugacidade do tempo. b) A linguagem, altamente subjetiva, denuncia caractersticas pr-romnticas do autor. c) A emoo predomina sobre a razo, numa nsia de se aproveitar o tempo presente. d) O amor e a mulher so idealizados pelo poeta, portanto, inacessveis a ele. e) O poeta prope, em linguagem clara, que se aproveite o presente de forma simples junto natureza.

You might also like