You are on page 1of 24

Gilmara Nogueira dos Santos Deivity Souza dos Santos Antnia Cyntia F. M.

Sussuarana Jader Valentin Jordan Valentin de Holanda Gilberto Filho Dheiny Muniz

a diminuio ou supresso do aporte sanguneo arterial a uma parte do organismo. A principal consequncia da Isquemia para os tecidos atingidos a hipxia ou a anxia, ou seja, a deficincia parcial ou total de O respectivamente.

REVERSVEL
O provoca alteraes diretas nas mitocndrias; da fosforilao oxidativa, consequentemente, dos nveis de ATP; A dos nveis de ATP compromete totalmente o sistema de produo protica celular e a bomba de sdio/potssio, aumentando os nveis de clcio e levando a tumefao celular;

IRREVERSVEL
Persistncia da isquemia; Vacuolizao das mitocndrias, instaurando-se eventos de leso celular irreversveis;

1)

Obstruo da luz vascular: esta a principal causa de isquemia e, por isso, deve ser a primeira a ser lembrada. Exemplo: aterosclerose, trombose, embolia, etc.

2)

Compresso da luz vascular: a primeira coisa que se deve pensar so tumores (tecidos que aumentam de volume onde no havia espao anteriormente). Exemplo: tumor e edema.

3)

Espasmo arterial: (Fenmeno ou Doena de Raynaud) caracterizado pela isquemia paroxstica bilateral dos dedos induzido pelo frio ou estmulo emocional, e aliviado pelo calor. devida a vaso constrio das artrias digitais e palmar ou plantar;. Doena: promove dor e necrose.

4)

Desproporo leito arterial/ massa tecidual: Normalmente, existe uma proporcionalidade entre a massa tecidula e o leito arterial associado, mas quando a oferta de sangue est aqum do consumo, isto , est insuficiente para suprir determinado tecido, ocorre isquemia. Exemplo: IAM

A durao da isquemia corresponde ao tempo que o tecido pode toler-la.


Pode haver isquemia em qualquer parte do organismo: isquemia miocrdica, isquemia pulmonar, isquemia renal, isquemia heptica, isquemia muscular, etc.
Tipos de isquemia: 1. Relativa: quando ocorre diminuio do aporte sanguneo; 2. Absoluta: quando ocorre supresso do aporte sanguneo;

Segundo Guidugli-Neto (1997), nas isquemia relativas prolongadas, os rgo ficam com volume menor (atrofia), e podem evoluir para a necrose. J nas isquemias absolutas, a necrose tecidual pode ser extensa, resultando em infarto. Casos, por exemplo, de isquemia leve e gradual nas coronrias no necessariamente chegam a quadros de infarto, devido ao desenvolvimento de uma circulao colateral intercoronria.

1) Obstruo da luz vascular Exemplo para Anlise: Aterosclerose (Placas de Ateroma) SINAIS & SINTOMAS Dilataes de algumas reas dos vasos sanguneos (aneurismas); Dor no peito tipo facada (angina ou infarto); Dores fortes na cabea (derrame cerebral); Dores em braos e pernas (trombose)

TRATAMENTO FARMACOLGICO

Medicamentos beta-bloqueadores; Inibidores da Enzima conversora de angiotensina (ECA); Bloqueadores dos canais de clcio; Diurticos.

2) Compresso da luz vascular Exemplo para anlise: Edema Cerebral SINAIS & SINTOMAS

hipertenso craniana: cefaleia (dor de cabea) em todo o crnio, vmitos em jacto devido a compresso no centro bulbar do vmito e edema da pupila provocada pelo aumento da presso volta dos nervos pticos diminuindo o retorno venoso.
confuso mental, coma, crises convulsivas e diminuio ou perda da fora muscular em um ou mais membros, conforme a rea atingida. TRATAMENTO FARMACOLGICO diurticos para obrigar o organismo a eliminar lquidos em excesso e corticoides para reduzir o edema (inchao). Se o edema for consequncia de outra doena, esta deve ser tratada.

3) Espasmo arterial:

Exemplo para Anlise: Doena de Reynaud

SINAIS & SINTOMAS


incio gradual com crises apenas no inverno. episdios podem ser raros ou ocorrer vrias vezes ao dia; podem durar alguns minutos nos casos moderados ou at duas horas ou mais nos casos graves. terminam espontaneamente ou podem ser encerrados pela imerso das mos em gua quente. O nariz, as bochechas, os ouvidos e o queixo so atingidos muito mais raramente.

TRATAMENTO FARMACOLGICO

O tratamento pode ser apenas expectante nos casos leves, com proteo ao frio, uso de vasodilatadores nos casos moderados e graves, at simpatectomia por bloqueio ganglionar com lidocaina nos casos mais rebeldes.

Espasmo Arterial (Doena de Reynaud)

http://4.bp.blogspot.com/_YpglDLZkbqY/TTPFkHwEi0I/AAAAAAAAALM/kEK9rcvO660/s1600/Figura+11.+Fen%25C3%25B3meno+de+Raynaud.JPG

Morte por isquemia. uma rea localizada de necrose isqumica resultante da reduo do suprimento sanguneo (infarto arterial), ou, ocasionalmente, pela deficiente drenagem (infartamento venoso).
Infartamento: morfologicamente e clinicamente o mesmo que infarto, mas etiologicamente diferente. O problema est na circulao venosa, no na arterial.

Manifestaes Gerais dos Infartos Febre (baixa densidade); Leucocitose; Aumento das enzimas circulantes no sangue liberadas pelas clulas lesadas (transaminases, fosfatases, desidrogenases); Aumento da velocidade de hemossedimentao; Aumento de bilirrubina indireta; Ictercia (no infarto vermelho); Dor (dependendo da extenso do infarto e do rgo afetado); Disfunes variadas dependendo do rgo;

INFARTO BRANCO Caractersticas Gerais Pode-se formar em qualquer rgo, porm mais comum nos rins, bao, corao e crebro. (No tecido nervoso devido a sua riqueza em lipdios e gua, a zona de necrose amolece rapidamente, tonando-se semilquida). Ocluso de um ramo arterial em territrio desprovido de anastomoses suficientes para manter em nvel normal o suprimento sanguneo. Causas de ocluso arterial: trombose, mbolos e compresses. Hipteses Causais Acessrias Espasmo arterial (mecanismo neurognico, reflexo ou substncias com ao vasoconstritora) de durao suficiente para causar necrose.

Causa Bsica

Aumento sbito das exigncias metablicas das clulas dependentes de um territrio vascular sem condies para adaptar-se a esse aumento de exigncias.
Incapacidade das clulas de captarem e utilizarem o oxignio que lhes oferecido. Sinais & Sintomas Em minutos; Entre 6 e 10 horas; Aps 24 horas; Em torno do 3 dia; Em torno do 5 dia;

INFARTO VERMELHO Caractersticas Gerais rea de necrose por coagulao com hemorragia macia da mesma. Pulmes apresentam a sede da maioria desses infartos, seguida pelo intestino, fgado, testculo, tumores pediculados. vermelho escuro ou azulado, duro e saliente na superfcie. Tanto ocluses arteriais como as venosas podem produzir infartos vermelhos dependendo do padro e do estado funcional da circulao. Causas de ocluso venosa: trombose Causas de ocluso arterial: tromboemblica, compresso Necrose isqumica pequena: invaso pela hemorragia do halo perifrico (bao, SNC); Necrose isqumica emblica: pode tornar-se hemorrgica pelo deslocamento do mbolo; Ocluso da artria mesentrica (com anastomoses artrio-arteriais); Pulmo (circulao dupla); Fgado (circulao dupla); Instalada a anxia, surge a hemorragia, segue-se os aspectos de necrose. Com a coagulao do sangue extravasado a regio torna-se mais consistente, seca e quebradia. Com as modificaes do sangue extravasado torna-se castanha, at formar cicatriz com pigmentao hemossiderndica. Menos frequente sofre encistamento ou infecta-se (abscessos). No pulmo comum focos de broncopneumonia no infarto.

Causa Bsica

Hipteses Causais Acessrias

Sinais & Sintomas

1) Infarto Agudo do Miocrdio (IAM) SINAIS & SINTOMAS Assintomtico: minoria. Sintomtico: dor pr-cordial intensa, sbita e de descrio varivel; A dor pode ser do tipo irradiada para o pescoo, mandbula, dorso, membro superior esquerdo, regio epigstica; Nuseas, vmitos, dispnia, taquicardia, palidez cutnea, secura na boca. TRATAMENTO FARMACOLGICO

Tratamento clnico: a) Nitratos. b) Bloqueadores de canal de clcio e os betabloqueadores. Angioplastia: Um cateter especial com um balozinho na ponta levado at o local do entupimento, na artria coronria. Neste local, ele expandido esmagando a placa de ateroma contra a parede da artria, desentupindo-a. Cirurgia de revascularizao do miocrdio: Uma veia retirada da perna colocada sobre a artria entupida, ultrapassando o local do bloqueio. Se houver vrias artrias entupidas, cada uma receber uma ponte.

2) Acidente Vascular Cerebral (AVC) SINAIS & SINTOMAS

TRATAMENTO FARMACOLGICO 1. Antiagregao plaquetria cido acetil-saliclico 2. Anticoagulantes Heparina 3. Trombolticos Estreptoquinase 4. Antiedematosos Glicerol e Manitol

You might also like